O Projeto Educativo é um instrumento consagrado na lei de bases quadro do sistema educativo e está no centro das estratégias de construção da autonomia das instituições.
Tem como principal finalidade definir princípios orientadores que promovam o desenvolvimento pessoal e social das suas crianças.
O Proecto Educativo do Centro Social Paroquial de São Brás sustenta e fundamenta o desejo de que todos os membros da comunidade educativa sejam intervenientes ativos na vida que se promove e desenvolve no dia a dia.
Neste proecto deverão incluir-se os contributos dos diversos intervenientes, nomeadamente Educadores, Crianças, Famílias, Técnicos (Psicólogos, Educadores do Ensino Especial, Professores de Música, entre outros), Autarquia, Juntas de Freguesias, Serviços de Saúde e Associações Culturais e Recreativas.
Deverá este ser um documento de referência, conciso e exequível e articulado com o Regulamento Interno em que se basearão os Planos Anuais desta instituição.
Deste modo, centramos a nossa ação na formação integral das crianças, porque acreditamos que através dela conseguiremos formar cidadãos mais justos e preocupados com a integridade da criação, colocando os seus saberes e os seus talentos ao serviço do bem comum.
A formação de todos os agentes educativos revela-se de extrema importância, uma vez que a atualização e aperfeiçoamento constantes são essenciais para quem colabora no desenvolvimento e formação da pessoa humana.
Qualquer projeto educativo implica fases de avaliação que nos possibilitam em determinadas alturas refletir sobre a concretização dos seus objetivos e estratégias delineadas, para a adequação permanente destes ao longo de todo o tempo que durar o projeto.